Como bactérias na boca podem causar infecções graves?

30 de março de 2022 4 mins. de leitura
Para uma boa saúde bucal, é preciso se atentar ao surgimento de bactérias

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Em 2021, pesquisadores da Universidade Harvard analisaram cem 100 genomas de quatro espécies de bactérias encontradas na boca para entender melhor essas comunidades microbianas e o comportamento delas nas cavidades orais dos humanos.

As descobertas podem colaborar para o controle das bactérias boas e das ruins, além de conduzir uma nova abordagem no tratamento de doenças microbianas, segundo Daniel Utter, condutor da pesquisa.

Ao mesmo tempo que as pesquisas vão avançando, a atenção à higiene bucal da população se torna um alerta para evitar que a formação de comunidades bacterianas nessas cavidades vire um problema para a saúde.

O que fazem as principais bactérias na boca?

As três principais bactérias bucais se chamam:

  • estafilococos;
  • estreptococos; 
  • lactobacilos.
Formação bacteriana na boca pode colaborar para o surgimento de cáries, além de provocar doenças que comprometem o sistema imune. (Fonte: Engin Akyurt/Reprodução)
Formação bacteriana na boca pode colaborar para o surgimento de cáries, além de provocar doenças que comprometem o sistema imune. (Fonte: Engin Akyurt/Reprodução)

No caso dos estafilococos, as bactérias são patogênicas, o que significa que podem se multiplicar no organismo e formar tanto doenças como infecções. Elas formam colônias na cavidade oral, e o fenômeno também se instala na pele e nos intestinos.

As estreptococos também são patogênicas e estão quantitativamente bem presentes na região bucal, podendo dissolver o esmalte dentário e causar cavidades nos dentes, provocando as cáries.

Já os lactobacilos podem aumentar a produção de ácido lático no organismo, causando também a formação de cáries.

Quais são os perigos da formação de bactérias na boca?

Com a formação de comunidades bacterianas na região bucal, pode haver a liberação de toxinas que propiciam o surgimento de doenças periodontais, que geram consequências que vão desde sangramentos na gengiva até a possível perda de dentes, além de processos inflamatórios e infecciosos.

O maior perigo está na exposição à chamada bacteremia, que é quando as bactérias entram na corrente sanguínea. Esse cenário favorece o surgimento de infecções em outros órgãos e tecidos, comprometendo a saúde do indivíduo.

Em uma pesquisa publicada em 2017, cientistas da Universidade de Tóquio identificaram uma relação entre a formação bacteriana na boca e a manifestação de doenças intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

5 infecções bucais mais comuns

Ao atingirem a região bucal, as bactérias levam à formação de diferentes infecções. Dentre as mais comuns, estão:

  • cáries;
  • gengivite;
  • doenças periodontais;
  • herpes labial; 
  • aftas.

Como evitar que as bactérias na boca causem infecções?

Para garantir a saúde bucal, a visita regular ao dentista é de extrema importância para fazer limpezas frequentes, controlando as placas bacterianas, diminuindo os riscos de infecção e o surgimento de outras doenças graves.

A ida regular ao dentista e a manutenção da higiene da boca garantem uma ótima saúde bucal. (Fonte: Cedric Fauntleroy/Reprodução)
A ida regular ao dentista e a manutenção da higiene da boca garantem uma ótima saúde bucal. (Fonte: Cedric Fauntleroy/Reprodução)

Também é essencial a manutenção de uma boa higiene bucal, com:

  • uso regular de escovas de cerdas macias e de pastas com flúor;
  • limpeza dos dentes com fio dental;
  • alimentação equilibrada e com baixo consumo de açúcares; 
  • controle da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.

O uso de enxaguatórios bucais também pode ser recomendado para promover a higiene da boca, mas é importante seguir as recomendações do dentista.

Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Qualimplan, Colgate, The Harvard Gazette.

Este conteúdo foi útil para você?

121410cookie-checkComo bactérias na boca podem causar infecções graves?