Como saber se os exercícios estão fazendo efeito?

15 de maio de 2022 4 mins. de leitura
Os resultados após o início da prática de atividade física podem variar conforme a intensidade e a frequência

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Ao iniciar a prática de atividade física, é comum que as pessoas se perguntem quando vão começar a obter resultados. É claro que a mudança está relacionada ao esforço e pode ser potencializada por hábitos como a alimentação saudável, mas o que mais influencia esse processo inicial é o condicionamento físico que se tem antes de começar os treinos.

Isso porque quem nunca se exercitou antes ou não pratica exercícios há um bom tempo pode esperar obter resultados muito mais rápido do que quem treina há anos, visto que quem está ativo já tem o organismo mais condicionado às atividades físicas.

Deve-se lembrar que cada indivíduo é único e que a forma como as mudanças ocorrem pode ser diferente. No entanto, de maneira geral, pode-se dizer que, seguindo corretamente os treinos e se exercitando entre três e cinco vezes na semana, é possível ver os primeiros resultados em um mês ou dois, tanto em termos de saúde quanto de estética.

O que acontece com o corpo após a prática de esportes

Os exercícios ajudam o corpo na liberação de hormônios e na oxidação de gordura, além de aumentarem a força muscular e melhorarem a sensibilidade à insulina.

As reações químicas provocadas no cérebro auxiliam também o processo de atenção e concentração, algo que se prolonga e perdura à medida que se continua treinando. Com isso, a atividade física não só diminui o peso e ajuda com os resultados estéticos, mas também melhora a qualidade de vida, a disposição e o bem-estar.

Mesmo exercícios realizados em casa e com baixa intensidade ajudam a saúde física e mental, aumentando a sensação de bem-estar. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O coração bate mais depressa quando estamos em movimento, o que causa a vasodilatação dos capilares e aumenta a irrigação de sangue para o corpo, fortalecendo o músculo cardíaco e evitando problemas cardiovasculares, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Devido à liberação de hormônios (como testosterona, adrenalina, cortisol e endorfina), tem-se a sensação de relaxamento e prazer após a prática de exercícios físicos. Isso pode até mesmo combater sintomas de depressão, ansiedade e outras condições que afetam a saúde mental, embora o exercício por si só não resolva completamente o problema.

Leia também:

Sinais de que o treino está dando resultado

Contar apenas com a balança e o espelho para monitorar os resultados do treino pode não ser uma boa ideia. Esses dois elementos ajudam, mas há outros sinais que podem ser observados para saber se está havendo resultados. Alguns deles são:

  • sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas;
  • apresentar maior facilidade na execução dos exercícios;
  • observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas;
  • ter noites de sono mais proveitosas.
Devido às liberações hormonais e ao relaxamento causado pela atividade física, a tendência é que a pessoa durma melhor. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outra dica é tirar fotos regularmente para poder fazer comparações mais precisas e notar a evolução em determinado período. Lembre-se de usar a mesma roupa (ou peças semelhantes) nos registros e, de preferência, tirar as fotos sempre no mesmo lugar e horário, de forma que a luz e a posição do corpo não alterem a percepção das mudanças.

Quer mais informações? Clique aqui e assista a vídeos que apresentam a opinião e a explicação de nossos especialistas parceiros em diferentes temas da área da Saúde.

Fontes: Independent, Green Life, Science Direct

126303cookie-checkComo saber se os exercícios estão fazendo efeito?