Pandemia: exercício físico é aliado da saúde mental infantil

24 de maio de 2021 4 mins. de leitura
Estudo alemão relata benefícios da prática frequente de atividade física em períodos de isolamento social

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Karlsruhe Institute of Technology (KIT) e a Karlsruhe University of Education (PHKA) na Alemanha, constatou que a prática de atividade física está diretamente relacionada à saúde mental de crianças e adolescentes. 

O estudo confirmou que os participantes que praticaram exercícios diariamente por um período a mais, tiveram uma melhora significativa do quadro psicológico durante o lockdown que aconteceu em 2020 no país durante a segunda onda do novo coronavírus.

A doutora Kathrin Wunsch, do Institute of Sports and Sports Science, comentou em matéria publicada no EurekAlert que: “o efeito da saúde psíquica na atividade física é óbvio para crianças entre 4 e 10 anos, porém não condiz com a realidade de indivíduos com de 10 a 17 anos, o que pode ser devido ao aumento do estresse durante as aulas em casa”.

Essa foi a primeira pesquisa realizada com o intuito de avaliar os impactos do isolamento social na saúde psíquica de crianças e adolescentes. O objetivo principal foi entender as variações comportamentais e sua relação com a frequência de atividade física praticada durante a pandemia.

Como foi realizada a análise?

Cerca de 1,7 mil crianças, que já eram avaliadas sobre suas habilidades motoras e prática de exercícios físicos, participaram de uma pesquisa online devido ao lockdown que ocorreu no país. 

Por isso, foi necessário utilizar um banco de dados completo, que permitiu uma comparação assertiva entre o antes e depois individual de cada criança e adolescente envolvido no estudo.

Aumento no nível de atividade física

Pesquisadores descobriram que o isolamento social impactou no aumento da prática de atividade física. (Fonte: Freepik)
Pesquisadores descobriram que o isolamento social impactou no aumento da prática de atividade física. (Fonte: Freepik)

O release oficial publicado pelo KIT concluiu que as meninas e os meninos da Alemanha procuraram exercícios alternativos quando as atividades esportivas rotineiras foram canceladas, sendo que também passaram mais tempo em frente às telas de computadores e smartphones.

O doutor Steffen Schmidt, autor da publicação científica utilizada como base na pesquisa, comentou: “mais tempo gasto no uso da mídia não significa necessariamente menos atividade física”.

Para Alexander Woll, chefe do Institute of Sports and Sports Science, o aumento dos esportes praticados foi uma consequência de uma primavera quente na Alemanha e, segundo ele, em release oficial, “quantidade não significa qualidade”. 

Exercícios em frente às telas

Acesso a exercícios físicos em frente aos computadores e televisão aumentou. (Fonte: Freepik)
Acesso a exercícios físicos em frente aos computadores e televisão aumentou. (Fonte: Freepik)

De acordo com o instituto, antes dos bloqueios, a Alemanha tinha o maior nível de esportes organizados de todos os tempos. Cerca de 60% das crianças e adolescentes frequentavam os clubes esportivos no país. Segundo a pesquisa, o fechamento desses locais resultou em um declínio médio diário nos esportes de 28,5 minutos. 

Contudo, surgiram opções que podiam ser praticadas em frente às telas de computadores, smartphones ou video games. Consequentemente, a demanda de jogos e exercícios nesse formato aumentou durante o período de covid-19. 

“As ofertas digitais de atividades físicas cresceram e continuarão assim, mas há uma diferença entre a atividade física na frente da tela ou correr em um campo verde”, concluiu Woll em release oficial.

O cientista acredita que embora os 60 minutos de exercícios diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) não tenham sido atingidos, o bloqueio acabou promovendo de forma positiva a prática de atividade física.

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: EurekAlert, MDPI, KIT.

Este conteúdo foi útil para você?

93290cookie-checkPandemia: exercício físico é aliado da saúde mental infantil