Saiba como amenizar as principais alergias da primavera

28 de setembro de 2021 4 mins. de leitura
Coriza, espirros, nariz trancado, coceira nos olhos e nariz são os companheiros de algumas pessoas durante a estação das flores

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Conhecida pelas belas flores e uma natureza exuberante, a primavera pode ser uma grande inimiga de pessoas com alergias. Isso porque a polinização mais intensa, misturada com o forte sol e os ventos, deixa o ar com uma maior concentração de partículas de pólen. 

O alto índice de pólen aumenta os efeitos de algumas alergias que são típicas dessa estação do ano. Alguns dos exemplos mais famosos desses problemas são a rinite alérgica e a asma, que se tornam mais frequentes e bastante incômodas nesse período. 

Além da polinização, existem dois extremos que afetam o sistema respiratório humano: a umidade excessiva e o clima muito seco. Ambos contribuem para a intensificação dos problemas respiratórios das pessoas que têm essas alergias.

A polinização traz a beleza para as flores e plantas, mas também a alergia intensificada para algumas pessoas. (Fonte: Shutterstock/Elisa Manzati/Reprodução)
A polinização traz a beleza para as flores e plantas, mas também a alergia intensificada para algumas pessoas. (Fonte: Shutterstock/Elisa Manzati/Reprodução)

Por um lado, a baixa umidade e o clima seco causam um ressecamento da mucosa respiratória, facilitando a chance de desenvolver uma inflamação no local. Já a umidade excessiva, comum durante a primavera, contribui para a proliferação de ácaros e fungos, que intensificam os sintomas das alergias. 

Os sintomas mais frequentes

As alergias da primavera apresentam alguns sintomas em comum que são bastante frequentes. Entre eles, destacam-se: 

  • espirros;
  • coriza e congestão nasal; 
  • tosse;
  • olhos vermelhos e/ou lacrimejando;
  • coceira nos olhos e no nariz;
  • dificuldade de respirar;
  • crises de asma. 

A chegada da estação da polinização é inevitável. Entretanto, é possível tomar alguns cuidados que ajudam a amenizar e até prevenir alguns dos sintomas mencionados acima. 

Como amenizar os sintomas?

Vale ressaltar que a doença crônica em si, como no caso da rinite alérgica, não tem cura, mas pode ser atenuada e controlada com alguns cuidados. 

A irrigação nasal, ou lavagem das narinas, é uma das principais alternativas. Ela pode ser realizada de diferentes formas. Com o uso do soro fisiológico, aplicado com spray ou seringa, a pessoa pode hidratar as mucosas nasais, descongestionar as vias respiratórias e também expelir partículas que causem as alergias, impedindo que alérgenos se instalem nas vias respiratórias.

Uma maneira caseira de fazer essa limpeza é usando uma mistura com água e meia colher de chá de sal. A aplicação da combinação também deve ser feita com uma seringa ou dispositivo que facilite o acesso às narinas.

A limpeza das narinas é uma alternativa para amenizar os sintomas da rinite alérgica. (Fonte: Shutterstock/Thirty Plus/Reprodução)
A limpeza das narinas é uma alternativa para amenizar os sintomas da rinite alérgica. (Fonte: Shutterstock/Thirty Plus/Reprodução)

Como evitar as alergias de primavera?

Algumas ações podem diminuir as crises alérgicas e ajudar no controle da rinite alérgica e da asma. Para começar, é sempre bom evitar contato com substâncias conhecidas por agravar a alergia, como: 

  • poeira;
  • pelos de animais; 
  • fumaça;
  • perfumes fortes;
  • produtos de limpeza.

Para evitar o contato com essas partículas, é importante manter a higiene da casa em dia, evitar a vassoura e optar por panos úmidos ou aspiradores de pó. Estas duas opções impedem que a poeira suba e fique suspensa no ar por um tempo.

Manter os ambientes limpos e bem arejados também é outro cuidado crucial para evitar as crises alérgicas. Logo, trocar a roupa de cama regularmente e colocar os colchões e travesseiros ao sol ajudam a combater o acúmulo de ácaros e fungos. Manter as janelas abertas e o ar circulando também ajuda a evitar a poeira no ar.  

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Clínica Meitan, Otorrinos Curitiba

Este conteúdo foi útil para você?

103430cookie-checkSaiba como amenizar as principais alergias da primavera