Como a inteligência artificial melhora a jornada de pacientes?

28 de março de 2023 4 mins. de leitura
Apesar dos benefícios, o uso da inteligência artificial na Saúde pode oferecer alguns riscos

As ferramentas de inteligência artificial (IA) estão cada vez mais avançadas e presentes no cotidiano, criando funcionalidades que podem beneficiar diferentes segmentos. Na área de Saúde, a transformação digital vem sendo aplicada na otimização da rotina de profissionais e em melhorias na jornada de pacientes.

Sendo a cadeia de eventos pela qual pacientes passam ao se envolverem com uma clínica, um hospital ou uma operadora, a jornada inclui várias etapas, começando por conscientização da doença e busca por ajuda especializada. Agendamento, consulta médica, tratamento, acompanhamento, mudança de hábitos e fidelização estão entre as outras fases.

Toda essa trajetória de experiências tem sido afetada pelas novas tecnologias. A busca por unidades de atendimento com as melhores notas e recomendações no Google e nas redes sociais, o contato com a clínica pelo WhatsApp e a realização de cirurgias remotamente são apenas algumas das mudanças registradas.

A alta capacidade de interação do ChatGPT fez o programa ganhar 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
ChatGPT ganhou 1 milhão de usuários em apenas 5 dias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A tendência é que a jornada de pacientes sofra mais alterações com os novos recursos de inteligência artificial, como o ChatGPT. Lançado em novembro de 2022, o robô virtual da OpenAI tem capacidade de responder como se fosse um humano, dar conselhos, escrever poesias, ajudar a procurar emprego e muito mais.

Benefícios da IA para a jornada de pacientes

A inteligência artificial auxilia pacientes na jornada de diferentes formas, começando pelo atendimento. Aproveitando a computação cognitiva, uma clínica pode disponibilizar chatbots para atender a clientes realizando interações mais humanizadas, inclusive se adaptando ao vocabulário desses usuários.

Os robôs virtuais também realizam agendamentos após solucionar as dúvidas iniciais, identificando até mesmo se a pessoa tem convênio médico. Solicitação de documentos, mensagens automáticas sobre preparos necessários para determinados procedimentos e check-in de pacientes são outras tarefas automatizadas por eles.

Os avanços tecnológicos já trouxeram várias melhorias para médicos e pacientes. (Fonte: Shutterstock)
Os avanços já ofereceram várias melhorias para médicos e pacientes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Há ainda a possibilidade de usar a IA para enviar resultados de exames e monitorar o quadro clínico de pessoas internadas, informando a enfermeiros e médicos sobre eventuais complicações. Assim, ela também beneficia profissionais, otimizando o trabalho e os liberando para mais atividades.

Outra aplicação dos recursos de inteligência artificial na Medicina é o uso para diagnósticos mais precisos. Diante da grande capacidade de analisar dados, os algoritmos reconhecem padrões, comparam milhares de exames e imagens para alcançar uma análise mais aprofundada e veloz, embora a avaliação final fique sob a responsabilidade de especialistas humanos.

Riscos não devem ser ignorados

Apesar das vantagens oferecidas, o uso da inteligência artificial na jornada do paciente envolve riscos. Entre eles, vale destacar a utilização de chatbots em substituição ao atendimento realizado por médicos, aproveitando as habilidades desses recursos para a automedicação, resultando em problemas para pacientes doentes.

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Os usos indevidos do ChatGPT podem servir de exemplo para evitar situações semelhantes na área de Saúde. Em Nova York, nos Estados Unidos, o robô virtual foi proibido nas escolas e nos dispositivos conectados à rede de Wi-Fi pública da cidade depois que estudantes aproveitaram o programa para fazer o dever de casa solicitado por professores.

Fonte: BBC, Future Health, Pixeon

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