A saúde humanizada gera benefícios para pacientes e profissionais da área
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Seja na rede pública de saúde, seja na rede privada, o atendimento ruim é uma reclamação frequente, acarretando prejuízos tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área. Para mudar o cenário, a solução pode estar em um maior investimento na saúde humanizada.
Indo na contramão de sistemas padronizados e rígidos, o atendimento humanizado na área de saúde é um conceito que valoriza os relacionamentos interpessoais de qualidade. Com ele, o paciente tende a se sentir mais respeitado e acolhido, algo que pode ajudar na sua recuperação.
O conceito também considera a estrutura física e os processos que acontecem nas unidades de atendimento. Por meio de pequenas mudanças, o dia a dia de médicos, enfermeiros, gestores e todos os funcionários do estabelecimento também se torna mais leve, melhorando o ambiente de forma geral.
Um dos desafios da saúde humanizada é proporcionar um atendimento diferenciado e acolhedor ao paciente, sem abdicar do olhar clínico para o diagnóstico e o tratamento da doença. Nesse sentido, a tecnologia pode surgir como uma grande aliada para otimizar a prática.
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Seguir o caminho da humanização do atendimento na Saúde pode resultar em vários benefícios, como melhorias na eficácia dos tratamentos e no clima do ambiente de trabalho, bem como conferir mais confiabilidade à instituição. A otimização da experiência do paciente é uma das vantagens promovidas.
Com a pessoa em tratamento e a família satisfeitas com o serviço ao qual tiveram acesso, as chances de que ela retorne ao precisar de assistência aumentam. Dessa forma, a saúde humanizada também pode proporcionar a fidelização do usuário, beneficiando clínicas, hospitais e operadoras.
Para aproveitar essas vantagens, o profissional da Saúde pode implementar a prática por meio de medidas como a capacitação da equipe, agregando conhecimentos sobre relações interpessoais para uma melhor gestão das emoções. Apostar na comunicação assertiva é outro fator essencial para ganhar a confiança dos pacientes.
É necessário também melhorar a infraestrutura do local, para receber bem os usuários com diferentes condições, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida. A humanização requer ainda uma maior praticidade no fornecimento de informações, compartilhando as atualizações sobre o paciente com clareza e pontualidade.
Investir em tecnologia é outra forma de implementar a saúde humanizada no local de trabalho. Nesse caso, a transformação digital pode ajudar de diferentes maneiras, possibilitando a coleta e a análise de dados dos pacientes de forma mais rápida, por exemplo, utilizando softwares específicos.
O uso do aparato tecnológico gera ainda uma maior precisão nos diagnósticos, permitindo iniciar as intervenções imediatamente, se for o caso, além de evitar gastos com procedimentos desnecessários. A disponibilidade de dados do prontuário e resultados de exames on-line, assim como outras informações relevantes, também favorecem a prática.
A automatização das tarefas evita, ainda, a sobrecarga dos trabalhadores, deixando-os com mais tempo livre para oferecer um atendimento diferenciado ao paciente, sempre focado no fator humano.
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Fonte: Laura, TOTVS, FIA Business School