Teste de bafômetro para covid-19: como funciona? - Summit Saúde

Teste de bafômetro para covid-19: como funciona?

26 de junho de 2022 4 mins. de leitura

Cientistas da InspectIR Systems desenvolveram um teste capaz de identificar a covid-19 pela respiração em 3 minutos

Publicidade

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Em abril deste ano, a Food and Drug Administration (FDA), uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, concedeu a autorização para uso emergencial de um teste inédito capaz de identificar o coronavírus em menos de três minutos, por meio da respiração de um indivíduo infectado.

O teste produzido pela InspectIR Systems produz resultados ainda mais ágeis do que os testes rápidos para covid-19 existentes no mercado — que normalmente levam cerca de 15 minutos. O produto representa um avanço na tecnologia de testes em escala global e promete muitos resultados. Entenda como ele funciona.

Nova tecnologia do teste de bafômetro

(Fonte: Pixabay)
Bafômetro pretende identificar a covid-19 pela respiração e de maneira mais ágil do que testes rápidos. (Fonte: Gerd Altmann/Pixabay/Reprodução)

Em comunicado à imprensa, o diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da agência, Jeffrey Shuren, disse que os recentes avanços tecnológicos devem ajudar os Estados Unidos a enfrentar a atual pandemia, posicionando-se como referência em casos de novas emergências de saúde pública.

O teste de bafômetro foi desenvolvido por meio de um estudo feito com 2.409 pessoas, incluindo indivíduos com e sem sintomas de covid-19. A precisão foi de 91,2% em amostras positivas e de 99,3% em amostras negativas.

O aparelho é capaz de detectar compostos químicos em amostras respiratórias associadas a uma infecção causada por Sars-CoV-2 e precisa ser manuseado por um operador qualificado e treinado sob a supervisão de um profissional de saúde licenciado ou autorizado pelas autoridades norte-americanas. A FDA ainda recomenda que outro teste de laboratório com maior especificidade seja feito para confirmar o resultado.

Limitações de testagem

(Fonte: Unsplash)
Nova tecnologia deve estar disponível apenas para consultórios e clínicas nos Estados Unidos. (Fonte: Annie Spratt /Unsplash/Reprodução)

Nova tecnologia deve estar disponível apenas para consultórios e clínicas nos Estados Unidos. (Fonte: Annie Spratt /Unsplash/Reprodução)

Embora o novo teste de bafômetro apareça como um avanço no campo de Saúde contra a covid-19, seu impacto momentâneo não deve ser em larga escala. Isso acontece porque esse tipo de teste não foi feito para aplicação caseira, sendo direcionado apenas para as unidades de saúde.

Leia também:

Em nota oficial publicada pela FDA, William Schaffner, membro do Departamento de Política de Saúde dos Estados Unidos, disse que o fabricante do produto afirmou ser capaz de desenvolver cerca de 100 instrumentos por semana e que cada um deles tem capacidade limitada de 160 amostras de respiração por dia.

Por esses motivos, é mais provável que os testes de bafômetro para a covid-19 sejam destinados a hospitais, consultórios e clínicas médicas, lugares que terão a capacidade apropriada para o funcionamento das máquinas — que têm o tamanho aproximado de uma bagagem de mão.

Dúvidas sobre o teste

Ainda no comunicado publicado pela FDA, Schaffner não soube responder ao certo quanto treinamento seria necessário para uma pessoa conseguir manejar o maquinário do bafômetro no dia a dia, mas garantiu que esse é um dos grandes motivos do teste não ser doméstico.

“Teremos que ver como isso realmente funciona no ‘mundo real'”, ele ressaltou. Outra dúvida que permanece sem resposta para os norte-americanos é quanto o teste custará e se sua realização será coberta parcial ou totalmente pelos seguros de saúde.

Os fabricantes também não disponibilizaram nenhum tipo de informação sobre a data provável para o equipamento estar disponível em hospitais, consultórios médicos ou locais de teste móveis nos Estados Unidos, sendo algo a se observar durante os próximos meses.

Quer saber mais? Assista aqui a opinião dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Web MD, FDA

131080cookie-checkTeste de bafômetro para covid-19: como funciona?

Webstories