O autoteste pode ser feito em casa e sem a ajuda de um profissional da Saúde, mas requer cuidados
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
A venda de autoteste de covid-19 foi aprovada no Brasil após análises feitas pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, os brasileiros têm uma opção a mais para detectar a presença do vírus, por meio de uma alternativa prática e mais confortável.
Diferentemente dos testes antígenos feitos em farmácias e ambulatórios, o autoteste é introduzido com o auxílio de um swab (cotonete) apenas na parte frontal do nariz – e não mais até a nasofaringe, como é tradicionalmente conhecido. Confira a seguir as principais funcionalidades e como o utilizar.
Os autotestes foram criados como uma forma de orientar o paciente antes de uma ida definitiva ao hospital, ou seja, ele funciona como um procedimento orientativo, o que significa que não é considerado um diagnóstico oficial da doença.
A principal vantagem desse tipo de teste é a possibilidade de ele ser feito em casa por conta própria ou por amigos e familiares. O paciente pode comprar o kit de autoteste de covid-19 em farmácias conveniadas da mesma forma que acontece com testes para detecção de gravidez, por exemplo.
Porém, assim como o exemplo, ele não pode ser tratado como definitivo. Caso o resultado apontado seja positivo para covid-19, a pessoa deve seguir as instruções de isolamento e buscar o melhor tratamento, de acordo com as normas divulgadas até então.
O kit de autoteste é composto de um tampão de extração, um filtro e o famoso swab – espécie de cotonete utilizado para a coleta de secreção nasal. A expectativa é de que esse modelo de teste seja mais barato do que os ofertados atualmente.
De acordo com as orientações atualizadas da Anvisa, o autoteste de covid-19 é uma forma de antecipar o diagnóstico da doença e pode ser utilizado para fins de prevenção. A indicação de uso é para os momentos de aparição dos primeiros sintomas ou mesmo situações que exigem maior cuidado de forma preventiva.
A recomendação oficial é para que o teste seja feito entre o 1º e o 7º dia de sintomas, o que garante um resultado mais confiável. Também é recomendado que o autoteste seja utilizado quando há contato com alguém que tenha positivado – nesse caso, a partir do 5º dia.
Leia também:
O teste caseiro de covid-19 permite ao paciente detectar a presença do vírus antes de um diagnóstico mais detalhado. Ele pode ser feito em casa, e o resultado é apresentado entre 15 e 30 minutos, após reação do produto na embalagem pertencente ao kit.
É importante passar por um ritual de higienização antes de manusear o teste, já que qualquer presença estranha pode prejudicar o resultado. Por isso, lembre-se de lavar as mãos com água e sabão e secá-las bem antes de iniciá-lo. Além disso, verifique se a testagem atende ao prazo de validade estabelecido na embalagem.
Confira o passo a passo para realizar o autoteste de covid-19:
Após apresentado o resultado, é importante que o material utilizado seja descartado dentro da bolsa fornecida junto ao kit. Caso o resultado seja positivo, faça o autoisolamento e siga todas as recomendações impostas pela Anvisa.
Fonte: Tua Saúde.