Como diferenciar os sintomas de covid-19 e influenza

31 de janeiro de 2022 3 mins. de leitura
O avanço da variante ômicron e o aumento dos casos de influenza reforçam a importância da testagem para obter um diagnóstico preciso

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Saber diferenciar os sintomas da covid-19 e da gripe é especialmente importante diante do cenário atual, com o aumento do número de casos da variante ômicron e seu alto risco de transmissão. No entanto, é válido ressaltar que apenas a testagem é o que pode garantir o pleno diagnóstico, mesmo após a análise do quadro sintomático. A seguir, entenda melhor como os sinais costumam se manifestar em cada um dos casos e saiba como distingui-los.

Como diferenciar os sintomas de covid-19 e gripe

Embora os sintomas da covid-19 e da gripe possam ser bastante semelhantes em alguns casos, cada doença é causada por uma cepa de vírus diferente e, portanto, contam com especificidades — mesmo na manifestação dos sintomas. 

O vírus do resfriado comum, por exemplo, costuma causar mal-estar e infecções leves no trato respiratório superior (nariz, garganta e vias aéreas), enquanto o Sars-CoV-2 (que causa a covid-19) geralmente provoca febre e sintomas respiratórios mais sérios, como falta de ar e dificuldade para respirar. Nesse caso, a infecção ainda pode evoluir para uma pneumonia, ou também provocar complicações como a insuficiência renal, podendo levar à morte.

A sensação de mal-estar costuma estar relacionada aos casos de gripe. (Fonte: Pexels/Reprodução)
A sensação de mal-estar costuma estar relacionada aos casos de gripe. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Ainda, a maioria das pessoas que contrai a gripe costuma atingir o pico dos sintomas logo nos primeiros três dias de infecção. Em contrapartida, os sintomas da covid-19 podem se manifestar entre o 2º e o 14º dia após a exposição da pessoa ao vírus.

Observar a manifestação de sinais específicos também pode ajudar no diagnóstico: a perda de olfato e paladar é um exemplo de sintoma bastante característico da covid-19 e que não costuma se manifestar em casos de influenza. Da mesma forma que cansaço, sensação de congestão, dores no corpo e de cabeça são características mais comuns de quadros gripais.

Leia também:

Covid-19: variantes exigem uso contínuo de máscaras

Covid-19: variante ômicron poderia ter sido evitada?

Covid-19: vacina em spray deve ser produzida em 2022

A importância da testagem

Embora seja possível distinguir certos sintomas das doenças, somente o exame laboratorial pode definir o diagnóstico. A testagem é muito importante, independentemente se a pessoa já está vacinada ou não contra a covid-19, o mesmo vale contra a gripe, considerando que os sintomas podem se manifestar até em quem já conta com certa imunidade.

Realizar o exame laboratorial é a única forma de garantir um diagnóstico seguro. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
Realizar o exame laboratorial é a única forma de garantir um diagnóstico seguro. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Dessa forma, ao apresentar algum dos sinais indicados, recomenda-se o isolamento imediato em casa e a realização de um teste do tipo PCR para covid-19 o quanto antes, a fim de evitar a transmissão da doença a outros. 

Atualmente também já estão disponíveis testes que detectam o vírus da gripe, o que pode ser recomendado mesmo quando a pessoa testar positivo para a covid-19, uma vez que há também um grande número de casos de “flurona” (termo popular para descrever o quadro de pessoas positivadas para covid-19 e gripe ao mesmo tempo).

Quer mais informações? Clique aqui e assista a vídeos que apresentam a opinião e explicação de nossos parceiros especialistas sobre diferentes temas da área da saúde.

Fonte: Independent UK.

116540cookie-checkComo diferenciar os sintomas de covid-19 e influenza