Cuidados na hora da manipulação do item aumentam durabilidade e auxiliam na proteção individual
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Adotar alguns cuidados na hora de guardar as máscaras é fundamental para impedir que elas percam eficiência e deixem de oferecer proteção contra o vírus da covid-19. Apesar de não ser mais um item obrigatório em muitas cidades, o seu uso ainda é recomendado por especialistas, principalmente em locais fechados e com alta circulação de pessoas, como é o caso do transporte público, unidade de saúde e ambiente hospitalar.
Após o uso, o ideal é que a máscara seja guardada em um saco plástico limpo, preferencialmente entre folhas de papel, como o papel-toalha, impedindo-a de ficar úmida devido a suor, espirro ou gotículas de saliva emitidas durante a fala, fatores que podem comprometer a capacidade de proteção dela.
Outra opção é usar um saco ou envelope de papel, já que isso ajuda a mantê-la seca. Além disso, os elásticos devem ser posicionados do lado de fora da sacola, evitando um possível contato com o vírus.
O item deve ser retirado pelos elásticos, e é recomendado que, antes e depois de manuseá-lo, o usuário higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão. Isso evita que a peça seja contaminada ou contamine alguém.
Apesar de comum, pendurar o objeto no braço, queixo ou pescoço não é recomendado, visto que essa ação facilita o alojamento de partículas e a contaminação de sua face interna.
Da mesma forma, amassá-la e colocá-la no bolso também deve ser evitado, porque induz o contato entre as partes interna e externa. O ideal é que permaneça esticada e não dobrada.
Para que a peça proteja o indivíduo, é importante que esteja bem ajustada ao rosto. O ideal é que, quando o ar for inspirado, ela acompanhe o movimento, indo em direção ao rosto. Cuidados ao colocá-la e retirá-la contribuem para maior durabilidade da peça.
Uma boa forma de observar se está na hora de aposentar o item consiste em verificar a cor do elástico: se ele for branco e já estiver escurecido, é indicado que a peça não seja mais utilizada.
Leia também:
Quer saber mais? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas em Saúde.
Fonte: Istoé Dinheiro