Estudo apresenta nova forma de tratamento do câncer colorretal

26 de agosto de 2022 3 mins. de leitura
Evolução no tratamento representa uma conquista importante na busca pela cura da doença

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil

Um novo estudo publicado apresentou alta eficácia no tratamento de pacientes com câncer colorretal. Por se tratar de uma condição que pode levar anos para se desenvolver sem manifestar sintomas expressivos e implicar alto risco de mortalidade, tem exigido cada vez mais de médicos e de pesquisadores a obtenção de avanços em novas formas de intervenção e de prevenção do tumor.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença se tornou o segundo tipo de câncer mais incidente tanto em homens quanto em mulheres no Brasil. Outro ponto que merece destaque é o fato de o tumor colorretal também ocorrer predominantemente em adultos, evidenciando a necessidade de que a prevenção seja mais efetiva na população dessa faixa etária.

No caso do câncer retal em que há deficiência de enzimas de reparo do ácido desoxirribonucleico (DNA), em específico, o tratamento realizado com quimioterapia ou radioterapia costuma ser menos eficaz, porque a resposta é diminuída no organismo, deixando como um último recurso a cirurgia.

Procedimentos cirúrgicos, por sua vez, muitas vezes provocam efeitos colaterais, ocasionando desconforto, disfunções intestinal e sexual ou mesmo perda da fertilidade.

Estudo mostra avanço nas formas de tratamento do câncer. (Fonte: Unsplash)
Estudo mostra avanço em nova forma de cura do câncer. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Descobertas excedem expectativas

O estudo clínico de fase II realizado pelo University of North Carolina (UNC) Lineberger Comprehensive Cancer Center revela novas perspectivas para os pacientes, pois demonstra que o tratamento à base de imunoterapia (dostarlimab) foi capaz de promover a regressão do câncer no grupo de 12 pessoas avaliadas no experimento.

Se, por um lado, existe a necessidade de que mais pesquisas sejam realizadas com um número maior de participantes para obter dados mais expressivos; por outro, o resultado mostra a possibilidade de ofertar um tratamento que gere menos desconforto e acarrete menos efeitos colaterais aos pacientes, contribuindo para uma melhoria significativa na busca pela cura do tumor.

Segundo Hanna K. Sanoff, diretora de qualidade e inovação do Hospital do Câncer da Carolina do Norte e professora da divisão de Oncologia da Faculdade de Medicina da UNC, ainda não se sabe exatamente por qual período o medicamento aplicado fará efeito, uma vez que o estudo permitiu acompanhar o recuo da doença pelo período de seis meses a dois anos.

Tratamento à base de imunoterapia superou as expectativas dos estudiosos. (Fonte: Unsplash)
Imunoterapia superou as expectativas dos estudiosos. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Durante o período, os pacientes foram monitorados por meio de ressonância magnética, tomografia e endoscopia e todos apresentaram completa resolução do tumor, sem ter a necessidade de aplicação de outro tratamento complementar e o mais importante: sem registrar uma nova manifestação do câncer colorretal.

Além disso, Sanoff destaca que foi possível obter resultados superiores aos do procedimento realizado com quimioterapia padrão associada à radiação e que alguns sintomas geralmente presentes, como sangramento e dor, não foram observados no tratamento com dostarlimab — o que encoraja a continuidade de estudos que busquem abordagens mais eficazes para a população.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião de nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Drausio Varela, Inca, Science Daily

136570cookie-checkEstudo apresenta nova forma de tratamento do câncer colorretal