As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos no Brasil, sendo responsáveis por aproximadamente um terço das mortes
Publicidade
As doenças cardiovasculares são um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos, que atingem cerca de 14 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esse grupo de enfermidades provoca 400 mil mortes por ano, o que corresponde a cerca de 30% das mortes do País.
As pessoas do sexo masculino, com faixa etária entre 60 e 79 anos, são as principais atingidas pelas doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, houve um crescimento da incidência entre as mulheres, principalmente após a menopausa. No entanto, o risco de muitas dessas enfermidades pode ser reduzido com simples mudanças de hábitos.
Não há um número exato de quantas doenças cardiovasculares existem, pois há muitas condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Entretanto, algumas condições são mais frequentes do que as outras.
As principais doenças cardiovasculares são:
Leia também:
As doenças cardiovasculares são provocadas por diversos fatores de risco, incluindo hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e má alimentação, além de questões genéticas e ambientais, como a poluição do ar.
Esses fatores podem levar a condições como hipertensão arterial, diabete, obesidade e colesterol elevado, que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).
Os sintomas das doenças cardiovasculares podem variar, dependendo do tipo de doença e da gravidade do quadro. As principais doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, angina de peito, insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas, podem apresentar sintomas semelhantes, como dor no peito, falta de ar, cansaço, palpitações e desmaios.
As mulheres podem apresentar sintomas diferentes dos homens em casos de infarto agudo do miocárdio, como náuseas, vômitos, dor nas costas e falta de ar, além de dor no peito. Outros sinais de alerta que podem indicar problemas cardiovasculares incluem inchaço nas pernas, fadiga, suor excessivo, tontura e desmaios.
O tratamento para as doenças cardiovasculares depende do tipo e da gravidade da doença. Em geral, inclui mudanças no estilo de vida, como fazer exercícios físicos regulares, manter a alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e tabaco, controlar o estresse e seguir as orientações médicas para o controle de doenças crônicas.
Além disso, o tratamento pode envolver remédios para controlar os sintomas, prevenir complicações e reduzir o risco de novos eventos cardiovasculares. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos, como angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, a fim de restaurar o fluxo sanguíneo para o coração.
O tratamento das doenças cardiovasculares deve ser sempre realizado sob orientação médica, com acompanhamento regular e adesão rigorosa às orientações e medicações prescritas pelo profissional de saúde.
Fonte: BVSMS, Jornal de Pneumologia