Procedimento é importante para investigar problemas no intestino grosso, incluindo o câncer de cólon e reto
Publicidade
A colonoscopia é um exame que permite que os médicos visualizem o intestino grosso e a parte final do intestino delgado de um paciente. De forma geral, é recomendada para pessoas que enfrentam problemas de origem intestinal, como dores abdominais, sangramento nas fezes e constipação.
O exame é realizado por meio de uma câmera ligada a um tubo flexível que é inserido pelo ânus e usado para percorrer toda a extensão do intestino grosso. Por ser uma região bastante dolorosa, a colonoscopia é feita com o paciente sedado e anestesiado, para que não haja desconforto.
A câmera é importante para detectar possíveis lesões dentro do intestino que não seriam visíveis a olho nu. Além disso, os médicos podem identificar alterações no tecido interno e, se for necessário, realizar pequenos procedimentos durante o próprio exame.
A duração do exame é curta, são poucos minutos. Porém, é necessário que o paciente traga um acompanhante, já que os efeitos da sedação endovenosa podem demorar para deixar de agir no corpo. Geralmente, a pessoa que passa pelo procedimento consegue ir para casa após cerca de uma hora, mas é importante estar atento às restrições para dirigir veículos.
Além do agendamento prévio com um médico e da necessidade de um acompanhante, existem outros pré-requisitos necessários antes de passar por uma colonoscopia. Em primeiro lugar, é importante realizar uma limpeza intestinal adequada antes de entrar na sala de exame.
Resíduos fecais dentro do intestino grosso podem obstruir a visão da câmera e tornar o procedimento ineficiente. Por isso, o paciente deve tomar um laxante e ingerir bastante água cerca de quatro horas antes de o exame começar.
Também é necessário estar em jejum e evitar bebidas escuras oito horas antes do procedimento. Isso é importante para que o intestino esteja completamente limpo e visível, o que facilita para os médicos encontrarem eventuais problemas.
Leia também:
A colonoscopia também é fundamental na prevenção do câncer de cólon e reto, especialmente para quem tem mais de 45 anos de idade. Esse tipo de neoplasia é uma das mais perigosas atualmente. Para se ter uma ideia, apenas em 2020 mais de 20 mil pessoas morreram em virtude desse câncer no Brasil.
Alguns fatores de risco associados a esse tipo de tumor são:
Portanto, é importante manter um estilo de vida saudável, evitando alimentos gordurosos e entorpecentes. Além disso, a prática de atividades físicas regulares, o consumo de vegetais e a hidratação adequada também ajudam na prevenção.
Fontes: AC Camargo, Clínica Concon