A deficiência de ferro está associada com anemia ferropriva, picafagia, unhas em forma de colher e síndrome das pernas inquietas
Publicidade
A deficiência de ferro ocorre quando o corpo apresenta níveis de ferro menores do que o necessário. Nessa situação, há uma redução na produção de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos do sangue.
A queda dos níveis de ferro é a principal alteração presente na anemia ferropriva, a forma mais comum de anemia, na qual há quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos no organismo. Se não tratada, pode evoluir para a anemia microcítica.
Além de anemia ferropriva, a deficiência de ferro pode causar picafagia (desejo compulsivo de comer substâncias não alimentares, como gelo, terra, papel e giz) e unhas em forma de colher, e está associada à síndrome das pernas inquietas (sensação desconfortável e irresistível de mover as pernas, geralmente durante o repouso ou à noite).
Essas manifestações clínicas podem variar em sua frequência e gravidade, e nem todas as pessoas com deficiência de ferro as apresentam.
Existem várias causas possíveis para a deficiência de ferro, incluindo:
Algumas medidas preventivas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver deficiência de ferro. Manter uma alimentação variada e rica em ferro e outros nutrientes essenciais, providenciar suplementação pré-natal e tratar problemas gastrointestinais são alguns exemplos.
Os sintomas da deficiência de ferro podem variar em intensidade, mas os mais comuns incluem:
A deficiência de ferro pode afetar pessoas de todas as idades, mas existem alguns grupos que têm maior propensão a desenvolvê-la, como:
O diagnóstico da deficiência de ferro é geralmente realizado por meio de uma combinação de sintomas, histórico médico e exames laboratoriais. Como os sintomas citados também podem estar presentes em outras condições médicas, é importante realizar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.
Os principais exames são hemograma completo, medição dos níveis séricos de ferritina e ferro e medição da saturação de transferrina (capacidade de ligação do ferro).
Leia também:
O tratamento da deficiência de ferro envolve abordagens para aumentar a ingestão de ferro e a absorção no organismo, além de enfocar todas as causas subjacentes. Algumas medidas comuns incluem:
Fontes:
ADA. Anemia por deficiência de ferro. 2022.
MSD. Deficiência de ferro – Distúrbios nutricionais. Manual MSD Versão Saúde para a Família. 2021.