5 lesões mais comuns no joelho

8 de setembro de 2023 4 mins. de leitura
Muito recorrentes em atletas, lesões no joelho podem comprometer a articulação e a rotina do dia a dia.

joelho é a maior articulação do corpo humano, localizada entre três ossos da perna: o fêmur, a tíbia e a patela. É também uma das mais importantes, responsável pela sustentação do corpo e pela mobilidade.

Por isso, lesões no joelho podem ser bastante incômodas. É muito comum ver jogadores de futebol e outros esportistas ficarem meses ou até anos sem poder competir devido a lesões sérias nessa articulação. Algumas pessoas podem ter problemas de mobilidade permanentes, dependendo da gravidade.

A seguir, veja quais são os cinco tipos de lesão mais comuns no joelho.

1. Luxação patelar

A luxação patelar consiste no deslocamento da rótula (patela) — osso que fica logo à frente do joelho — para o lado de fora. Esse tipo de lesão ocorre quando o osso se move de forma inadequada.

Algumas pessoas têm uma predisposição genética na formação de seu joelho para que a luxação ocorra. Porém, acidentes podem ocasionar a perda da funcionalidade do joelho, gerando, assim, a luxação patelar. 

O tratamento consiste em recolocação da patela em seu lugar adequado e imobilização. Em casos mais graves, pode ser necessária uma artroscopia — procedimento cirúrgico minimamente invasivo.

2. Rompimento do ligamento cruzado anterior

Muito comum em jogadores de futebol, o rompimento do ligamento cruzado anterior, ou LCA, é uma lesão bastante séria. Quando ela ocorre, a pessoa não consegue sequer apoiar o peso do corpo no joelho e precisa ser carregada até uma posição adequada. Os jogadores costumam ficar de oito meses a um ano fora de ação.

O LCA liga a tíbia ao fêmur e trabalha diversos movimentos do joelho. Na maioria dos casos, um rompimento desse ligamento exige intervenção cirúrgica.

Leia também:

3. Artrose

artrose pode ocorrer em diversas articulações e é um nome bastante conhecido pelos brasileiros. Essa condição consiste no desgaste natural da cartilagem que envolve uma articulação, e com o joelho não é diferente. 

Devido ao desgaste causado pelo excesso de peso, os joelhos são um alvo comum das artroses. Apesar de não ter cura, é possível diminuir as dores por meio de fisioterapia, medicamentos e até infiltrações. Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ajudar a manter a integridade dos movimentos.

A fisioterapia pode ajudar na recuperação de várias lesões no joelho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
A fisioterapia pode ajudar na recuperação de várias lesões no joelho. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

4. Lesão no menisco

Outra lesão bastante comum em jogadores de futebol envolve o menisco, uma estrutura de cartilagem fibrosa que liga o fêmur à tíbia e se localiza no meio do joelho.

A principal função dessa estrutura é absorver os impactos recebidos pelo joelho, protegendo a articulação. Geralmente, as lesões ocorrem após uma pancada ou uma rotação indevida, causando dores na região lateral do joelho. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

5. Tendinite patelar

Por fim, mais um problema que afeta a região da patela é a tendinite, no tendão patelar. Esse tendão está ligado à capacidade de saltar e desacelerar após uma corrida, e a tendinite é um processo inflamatório.

Por isso, essa lesão é muito comum em praticantes de atletismo, basquete, vôlei e outros esportes, gerando bastante dor no movimento. Normalmente, é possível tratar a tendinite sem intervenção cirúrgica, mas ela pode se fazer necessária em casos mais graves.

181030cookie-check5 lesões mais comuns no joelho