Anticorpos contra a covid-19 podem passar de mãe para bebê

17 de abril de 2021 3 mins. de leitura
Recém-nascidos não apresentaram resultado positivo para a covid-19, mas tinham os anticorpos contra a doença

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Com a pandemia de covid-19 completando um ano agora em março, muitas mulheres tiveram que passar pelo fardo de serem infectadas pelo novo coronavírus enquanto carregavam um bebê em suas barrigas. A boa notícia é que, ao que tudo indica, seus filhos tendem a nascer já imunizados contra a doença. 

A conclusão é de um grupo de pesquisadores da Cornell University, nos Estados Unidos. Eles analisaram amostras de sangue de 88 gestantes que deram à luz entre março e maio de 2020 e foram infectadas pelo Sars-CoV-2, ainda que não tenham apresentado formas graves ou sintomas da doença.

Estudo norte-americano indica que grávidas podem transmitir anticorpos da covid-19 para bebês (Fonte: Pexels)
Estudo norte-americano indica que grávidas podem transmitir anticorpos contra a covid-19 para bebês. (Fonte: Pexels)

Todos os bebês apresentaram resultados negativos para covid-19 em testes feitos após o parto e não manifestaram qualquer indício de que tenham sido infectados pelo vírus presente no corpo das mães. Contudo, foi possível identificar os anticorpos no sangue do cordão umbilical de 78% dos recém-nascidos. 

Mais pesquisas ainda são necessárias

Os cientistas da universidade norte-americana também constataram que as mães que desenvolveram a covid-19, que correspondiam a 42% das participantes da pesquisa, transmitiram mais anticorpos para seus bebês em comparação as assintomáticas. Isso demonstra que as gestantes têm uma resposta imunológica ao Sars-CoV-2 semelhante à da população em geral, mesmo com todas as mudanças fisiológicas da gravidez. 

O que os pesquisadores querem descobrir, a partir de agora, é se os anticorpos que o corpo produz quando é vacinado também podem ser transmitidos de mãe para bebê. Os resultados encontrados até aqui indicam que sim, mas é necessário realizar novas pesquisas para comprovar essas hipóteses. 

Agora, cientistas querem descobrir se os anticorpos desenvolvidos pela vacina também podem passar de mãe para bebê (Fonte: Pexels)
Agora, cientistas querem descobrir se os anticorpos desenvolvidos pela vacina também podem passar de mãe para bebê. (Fonte: Pexels)

Por isso, a equipe de cientistas está conduzindo novas etapas do estudo com gestantes que já foram imunizadas, além de mulheres que já estão amamentando e receberam a vacina contra a covid-19. Os pesquisadores também querem saber por quanto tempo os anticorpos transmitidos de mãe para filho são capazes de agir. 

Os resultados da primeira parte da pesquisa, mencionados aqui, foram divulgados no American Journal of Obstetrics and Gynecology.

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fontes: American Journal of Obstetrics Gynecology, Agência Einstein.

Este conteúdo foi útil para você?

90040cookie-checkAnticorpos contra a covid-19 podem passar de mãe para bebê