O que é ansiedade coletiva? - Summit Saúde

O que é ansiedade coletiva?

27 de junho de 2022 3 mins. de leitura

Entenda como essa síndrome comportamental pode afetar um grupo de pessoas

Publicidade

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

A ansiedade coletiva é um termo usado para descrever o momento em que várias pessoas dentro de um mesmo grupo passam por uma crise de ansiedade de modo simultâneo, gerando um desespero coletivo. Entenda como ocorre o diagnóstico e qual é a melhor forma de prevenção.

O que provoca uma crise de ansiedade coletiva?

Crises de ansiedade podem ser provocadas por dificuldade de lidar com emoções na adolescência. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Quando falamos sobre adolescência, uma crise de ansiedade pode ser causada por inúmeros fatores. Especialmente nessa fase da vida, a dificuldade de lidar com a explosão de emoções provocada pelas mudanças hormonais pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento do transtorno.

No entanto, a crise de ansiedade coletiva não afeta somente jovens e pode ter seus efeitos sentidos por grupos de adultos. Uma crise coletiva costuma ter início quando uma das pessoas envolvidas está passando por uma crise de ansiedade tão grande que sente que vai morrer, transmitindo esse sentimento para as pessoas ao seu redor.

Logo, se o ambiente escolar ou de trabalho oferece uma pressão maior do que a normal, é possível que esse seja o principal gatilho para que determinado grupo entre em uma crise de ansiedade coletiva.

O que fazer durante uma crise de ansiedade coletiva?

Exercícios de respiração podem ajudar durante uma crise de ansiedade. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Em um episódio de crise de ansiedade coletiva, o melhor a se fazer no primeiro momento é acionar os profissionais habilitados a apoiar o atendimento, que podem ser o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros ou até mesmo a Guarda Civil.

Leia também:

Em segundo lugar, é importante checar o estado de saúde das pessoas envolvidas e verificar se todos estão bem. Pacientes em estado mais grave devem ser encaminhados para a Unidade de Saúde mais próxima do local do incidente. Quando tudo estiver controlado, deve-se entrar em contato com familiares e pessoas próximas para comunicar o acontecido.

Técnicas de respiração ativa são formas eficientes de diminuir a ansiedade e administrar a situação. Por fim, é importante que as pessoas busquem auxílio psicológico para definir qual foi o motivo da crise de ansiedade.

Como se prevenir de uma crise de ansiedade?

Em qualquer caso de crises de ansiedade coletiva, seja com jovens, seja com adultos, é importante que haja investimento em métodos de discussão de saúde mental. Dessa forma, é possível entender e tratar o transtorno quando for identificado.

Portanto, é necessário que exista engajamento por parte dos funcionários da instituição envolvida no caso e também dos familiares das pessoas que passaram pela crise.

Outro ponto para que crises coletivas de ansiedade não se tornem recorrentes é flexibilizar regras que sejam estritas demais ou tentar ao máximo diminuir o ambiente de pressão no trabalho ou na escola.

Quer saber mais? Assista aqui a opinião dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Sempre Família, IG, CNN Brasil, Vittude

Webstories