Quais são os sintomas e tratamento em caso de virose?

12 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
Doença causada por vírus costuma causar sintomas respiratórios ou gastrointestinais

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

As viroses são doenças causadas por vírus e de incidência bastante comum. Existem vários tipos de vírus que provocam enfermidades, sendo o mais comum e recorrente o da gripe. 

Segundo a EMS Pharma, no verão, são muito recorrentes as viroses gastrointestinais, causadas por dois tipos de vírus diferentes: os rotavírus, de fácil transmissão, e os novavírus, tipo mais raro de contágio.

A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle. 

A gripe é a virose mais comum de todas. (Fonte: Shutterstock/fizkes/Reprodução)
A gripe é a virose mais comum de todas. (Fonte: Shutterstock/fizkes/Reprodução)

O que é uma virose?

A virose é o termo dado para qualquer doença causada por um vírus e que tenha uma curta duração de tempo, ou seja, cerca de dez dias. A mais comum das viroses é a gripe, entretanto, existem outras doenças que também se encaixam na definição, como: 

As viroses afetam as pessoas de maneiras diferentes dependendo das idades. As enfermidades causadas pelo vírus são muito mais comuns nos bebês e nas crianças, mas também podem acometer os jovens, adultos e idosos. 

Quais são os sintomas da virose?

Os sinais das viroses variam de acordo com o vírus que a pessoa contraiu. Entretanto, alguns sintomas são bastante recorrentes e costumam ser fator comum entre as diferentes doenças existentes. 

Existem dois tipos de sintomas para as doenças causadas pelos vírus: os respiratórios e os gastrointestinais. Ao juntar os dois, pode-se apresentar os seguintes sinais de uma virose:

  • diarreia;
  • febre;
  • vômito e náusea;
  • falta de apetite;
  • tosses e espirros;
  • coriza e obstrução nasal;
  • dor de garganta;
  • dor nos músculos;
  • dor de barriga e cólica;
  • dor de cabeça ou atrás dos olhos.

Não necessariamente o enfermo apresentará todos os sintomas acima, mas alguns deles devem ser bastante presentes, como a febre e as dores. Para diagnosticar qual é a virose e definir um tratamento, é importante fazer uma consulta com um médico. 

A vacina contra a gripe pode evitar óbitos pelas variantes H1N1, H3N2 e gripe B. (Fonte: Shutterstock/insta_photos/Reprodução)
A vacina contra a gripe pode evitar óbitos pelas variantes H1N1, H3N2 e gripe B. (Fonte: Shutterstock/insta_photos/Reprodução)

Tratamentos e prevenções

Antes de entender os tratamentos para as viroses, é importante ter consciência de que muitas dessas enfermidades já têm vacina. No Brasil todos os imunizantes que serão mencionados abaixo são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Unificado de Saúde (SUS).

As mais famosas são a Vacina Oral Poliomielite, que previne a poliomielite, e a Tríplice Viral com Varicela, que serve para imunizar contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora/varicela — reforçada por meio da Varicela Atenuada.

A gripe, virose mais comum que existe, também tem uma vacina, que deve ser reforçada anualmente e previne contra casos graves e óbitos pela doença. O imunizante protege contra: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenzavirus B, que costumam ser epidêmicos nos invernos.

Não tem como tratar uma virose. Assim, só resta esperar que ela passe. Entretanto, recomenda-se, em alguns casos, tomar medicamentos para amenizar os sintomas. Também é aconselhada a ingestão de bastante líquido, para manter o corpo hidratado. 

Em caso de viroses respiratórias, o recomendado é fazer lavagem das narinas com soro fisiológico. Quando o assunto são as gastrointestinais, pode ser necessária a ingestão de probióticos e zinco para repor a microbiota intestinal.

Fonte: Rede D’Or São Luiz, Brasil Escola, Fiocruz, Tua Saúde, EMS, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

Este conteúdo foi útil para você?

1143219cookie-checkQuais são os sintomas e tratamento em caso de virose?