Quanto tempo leva para perder peso com saúde?

10 de junho de 2022 5 mins. de leitura
Obesidade se tornou problema global, sendo que mais de 1 bilhão de pessoas necessitam perder peso para manter a saúde

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Perder peso tem se tornado um tema urgente para grande parte da população global. De acordo com nota divulgada em março de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de pessoas são obesas, ou seja, se encontram com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. Até 2025, a entidade prevê que 167 milhões de crianças e adultos terão a saúde prejudicada por conta da obesidade.

No Brasil, a doença crônica avançou 72% em 13 anos, segundo informações do Mapa da Obesidade divulgado em 2020 pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e da Pesquisa Nacional de Saúde, realizados pelo Ministério da Saúde, o percentual de população obesa subiu de 11,8%, em 2006, para 20,3%, em 2019, com frequência equivalente entre homens e mulheres.

A obesidade pode acarretar uma série de condições crônicas como: diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), acúmulo de gordura no fígado, câncer, propensão à depressão e à ansiedade.

Exercícios para perder peso sem alterar dieta

(Fonte: Shutterstock)
Sessões de 50 minutos de exercício físico por dia, seis vezes por semana, ajudam a perder peso, aponta estudo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Uma pesquisa liderada pelo professor Kyle Flack, do departamento de Dietética e Nutrição Humana da The University of Kentucky, nos Estados Unidos, e publicada em 2020 na Dietetics and Human Nutrition Faculty Publications, buscou avaliar como as pessoas compensam a energia gasta durante o exercício aeróbico para tentar identificar os mecanismos e a quantidade necessária para ter uma resposta satisfatória do organismo, sem alterar a dieta.

Dessa forma, foi realizado um ensaio controlado com 44 adultos sedentários, com idade entre 18 e 40 anos e IMC de 25 a 35, que foram separados em três grupos. Cada um se exercitou em uma frequência diferente:

  • duas vezes por semana;
  • seis vezes por semana;
  • além de uma terceira turma que não fez exercícios, atuando como grupo de controle.

O estudo concluiu que são necessários, pelo menos, 300 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana para perder peso sem fazer grandes mudanças na dieta. Esse tempo é o suficiente para gastar mais de mil calorias.

Leia também:

Tempo para sentir os efeitos

(Fonte: Shutterstock)
Pelo menos três meses são necessários para sentir os efeitos duradouros de atividades físicas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O tempo para começar a sentir os efeitos dos exercícios físicos de forma mais consistente é de, no mínimo, 12 semanas, segundo um estudo coordenado por Robinson Ramírez-Vélez, professor de Exercício, Ciência do Esporte e Nutrição na Universidade Pública de Navarra (UPNA).

O estudo envolveu pesquisadores de cinco instituições na Espanha, Colômbia e México, e foi publicado na revista científica Nutrients em 2020. A pesquisa analisou um programa de três meses de exercícios, com diferentes intensidades, com 55 participantes divididos em quatro grupos:

  • treinamento de alta intensidade;
  • treinamento de resistência;
  • treinamento combinado;
  • treino sob orientação nutricional.

Os cientistas analisaram alterações clínicas no peso corporal, proporção de massa de gordura e de massa magra. Após 12 semanas, foi observado que houve redução de adiposidade em adultos com excesso de gordura em todos os grupos.

No entanto, o treinamento de maior intensidade foi considerado o regime mais eficaz, conferindo os melhores benefícios à composição corporal em adultos com obesidade ou sedentários.

Limitação das pesquisas

Ambas as pesquisas foram realizadas em um grupo limitado de pessoas, o que restringe a amplitude de resultados. Embora tenham sido analisados apenas os efeitos dos exercícios físicos, para se obter uma estratégia ainda mais eficaz para perder peso também pode ser necessário aderir a uma dieta de restrição calórica.

Porém, é importante ressaltar que muitas variáveis podem afetar os resultados reais, especialmente fatores genéticos ou de metabolismo energético. Na prática, quem quer peso com saúde deve procurar orientação profissional.

Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Universidade de Kentucky, Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Nutrients

Este conteúdo foi útil para você?

130001cookie-checkQuanto tempo leva para perder peso com saúde?