Interleucina-3 pode ajudar a tratar asma, diz estudo

20 de junho de 2022 4 mins. de leitura
Pesquisa que analisou asma em crianças com idade entre 4 e 5 anos indica o uso de imunorregulador para tratar a doença

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Um novo estudo redefiniu o conhecimento sobre o papel da interleucina-3 (IL-3) na asma crônica em crianças. A substância era considerada pró-inflamatória, entretanto um grupo de pesquisadores do Universitätsklinikum Erlangen, um hospital universitário da Alemanha, descobriu que ela pode ter um efeito positivo nas inflamações respiratórias.

A asma atinge uma parcela significativa das crianças, sendo uma das doenças crônicas de maior frequência na infância, de acordo com diretrizes da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A patologia está associada a alérgenos, vírus e infecções bacterianas.

Atualmente não há cura para a doença respiratória, mas existem tratamentos que podem ajudar a manter os sintomas sob controle. A descoberta dos pesquisadores alemães pode ajudar a aumentar as opções e a eficiência dessas terapias.

Função da interleucina-3

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Novo tratamento pode auxiliar no combate aos invasores. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O mecanismo exato da resposta imunológica aos alérgenos que causam a asma é desconhecido, mas os cientistas sabem que, quando os linfócitos T são ativados, secretam a interleucina-3. A substância promove a transformação de células-tronco do sangue em células da medula óssea e a diferenciação de mastócitos para facilitar o combate aos invasores.

Os cientistas descobriram que, após o aumento de contato de alérgenos, a quantidade da IL-3 também cresceu, mas não houve uma resposta excessiva das vias aéreas, mudanças de cor nos tecidos ou na ativação de glóbulos brancos, descartando, assim, a contribuição da substância para o processo inflamatório.

Ao analisar os dados de crianças com idade entre 4 e 6 anos que participaram do European PreDicta, os pesquisadores perceberam que o tratamento controlado com corticosteroides inalatórios estava relacionado a uma maior produção de IL-3, isso sugere que a substância pode contribuir para a aliviar a asma, e não para agravá-la.

Leia também:

Redução do processo inflamatório

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O experimento com camundongos provou a eficácia da IL-3 para melhoria da asma. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Para verificar se a interleucina-3 conseguia aliviar os sintomas em pacientes asmáticos, os cientistas administraram, de forma intranasal, a interleucina-3 em camundongos com asma induzida.

Os pesquisadores observaram que a IL-3 teve um efeito regulador no sistema imunológico e diminuiu o número de células eosinofílicas pró-inflamatórias, além de reduzir a produção de muco nos pulmões dos camundongos asmáticos.

A substância teve relação com uma menor ativação de células linfoides inatas inflamatórias do tipo 2, que secretam substâncias responsáveis pelo desenvolvimento de doenças alérgicas. Quando a IL-3 foi administrada, também foi observada uma menor expressão do receptor ST2 ligado ao processo inflamatório.

Interleucina-3 e a covid-19

A interleucina-3 também tem um papel importante nas infecções causadas pelo coronavírus. Um artigo publicado na revista Nature Communications aponta que baixos níveis da substância estão associados ao aumento da gravidade, carga viral e mortalidade da covid-19.

Em um experimento com camundongos com infecção pulmonar causada pelo vírus da herpes humano, o tratamento com IL-3 recombinante conseguiu reduzir a carga viral e a mortalidade. A substância aumentou a imunidade antiviral inata, tanto em camundongos quanto em pacientes negativos para covid-19, mas que apresentam doenças pulmonares.

Dessa forma, o estudo indicou que a interleucina-3 pode ser um marcador preventivo para infecções causadas pelo coronavírus e ainda pode representar uma nova possibilidade de terapia também para a covid-19.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em saúde.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Este conteúdo foi útil para você?

130420cookie-checkInterleucina-3 pode ajudar a tratar asma, diz estudo