Quais doenças podem ser transmitidas pelo beijo? - Summit Saúde

Quais doenças podem ser transmitidas pelo beijo?

13 de abril de 2022 4 mins. de leitura

Sabe o que mononucleose, caxumba e herpes têm em comum? Todas podem ser contraídas da mesma maneira

Publicidade

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

A boca humana pode ser o lar de algumas infecções que podem ser transmitidas pelo beijo, como é o caso de fungos, bactérias e vírus. A grande maioria dessas enfermidades é leve, como as gripes e os resfriados, porém algumas demandam atenção redobrada.

Mononucleose infecciosa

A mononucleose é popularmente conhecida como “doença do beijo”, já que muitos dos casos são consequência da transmissão da infecção por meio da saliva. A doença é causada pelo vírus Epstein-Barr, também chamado de herpesvírus humano tipo 4. 

A enfermidade causa dor de garganta, fadiga, mal-estar e febre. A principal característica que a diferencia de uma infecção de garganta normal são os gânglios na região do pescoço do paciente. Em casos mais sérios, é possível desenvolver dor nas articulações e na barriga, além de manchas pelo corpo. 

Não existe um tratamento específico para mononucleose. Dessa maneira, acontece o desaparecimento total dos sintomas, o que costuma levar de 15 dias a 2 meses, a depender do sistema imunológico de cada pessoa.

A dor de garganta é o primeiro alerta de mononucleose. (Fonte: Shutterstock/Miriam Doerr Martin Frommherz/Reprodução)

Herpes

Herpes é caracterizado por uma ferida na boca de quem está com o vírus ativo, sendo transmitido pelo contato direto com as lesões de pessoas infectadas. Além de passar pela boca, o herpes pode aparecer nas regiões íntimas. 

O principal sinal da doença são feridas vermelhas, com pequenas bolhas amareladas, que causam formigamento na região da boca e normalmente surgem quando a imunidade está baixa. Em casos mais sérios, pode-se apresentar febre, mal-estar, dor de garganta.

O tratamento é feito com pomadas antivirais ou comprimidos que visam diminuir a multiplicação do vírus e deixá-lo desativado. Não existe uma cura para o herpes, então o vírus continua no corpo do paciente.

Caxumba

A caxumba também pode ser contraída pelo beijo na boca. A infecção é causada por paramixovírus, podendo ser transmitida por gotículas de saliva e causando inflamação de glândulas salivares e sublinguais. 

Além do clássico inchaço na região do pescoço e da mandíbula, a caxumba provoca dor na mandíbula, na cabeça, ao mastigar e engolir, além de febre, fadiga, fraqueza e perda de apetite. Em casos mais graves, a doença pode gerar meningite, com muita dor de cabeça, ou orquiepididimite, com dor e inflamação nos testículos. A doença pode ser evitada pela vacina tríplice viral ou tetra viral, sendo necessário um reforço na fase adulta da vida. Quando infectado, o paciente só pode tratar os sintomas da caxumba, não havendo um remédio que cure a doença. Nos casos de suspeita de meningite, é aconselhado buscar socorro o mais rápido possível.

A vacinação pode ajudar na prevenção de algumas doenças sérias. (Fonte: Shutterstock/angellodeco/Reprodução)

Candidíase

A candidíase, popularmente conhecida como “sapinho”, é causada por um fungo do gênero Candida e está ligada à imunidade baixa do paciente. Quando atinge os órgãos genitais, a doença é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Os sintomas do “sapinho” começam com uma lesão avermelhada ou esbranquiçada na língua, que pode ou não doer, e dura cerca de cinco dias. Em casos mais graves da infecção, ela pode se expandir pela boca e causar bastante dor. 

Para curar a candidíase, é necessário usar uma pomada antifúngica no local e, em casos mais graves, tomar comprimidos para combater o fungo.

Sífilis

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e considerada uma IST, já que pode ser transmitida pela relação sexual desprotegida. Entretanto, a infecção também pode acontecer ao se beijar uma boca com lesões causadas pela doença. 

Os sintomas começam leves, com pequenas feridas na boca ou na região íntima do paciente. Caso a bactéria não seja tratada, ela pode se espalhar e causar lesões no cérebro, no coração e nos ossos da pessoa. 

É possível evitar a doença ao praticar sexo com proteção, usando camisinha. Quando há infecção, a forma de tratar a sífilis é com injeção de penicilina.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Tua Saúde.

Webstories