O coletor menstrual é um dispositivo útil e prático para as mulheres que menstruam, mas apresenta riscos em caso de uso inadequado
Publicidade
O coletor menstrual é um dispositivo em formato de copinho, feito de silicone ou látex, que é inserido na vagina para coletar o fluxo da menstruação. É uma alternativa aos absorventes tradicionais de uso interno, como os tampões, e externo, como os protetores diários e noturnos.
O dispositivo pode ser usado por mulheres de todas as idades que menstruam, incluindo aquelas que têm fluxo intenso ou sensibilidade aos materiais dos absorventes tradicionais. Entretanto, é importante lembrar que cada corpo é único, e o uso do coletor pode não ser adequado para todas.
As contraindicações incluem quem não se sente confortável em inserir ou remover o coletor, que apresentam alguma condição médica que afeta a vagina ou o colo do útero, como vaginismo, endometriose, câncer cervical ou infecções vaginais, ou alergia ao material do dispositivo.
No início, o uso do coletor menstrual pode parecer um pouco intimidante, mas com um pouco de prática, muitas mulheres que menstruam o consideram uma opção conveniente e sustentável para coletar o fluxo. Veja as instruções abaixo:
Leia também:
A frequência com que o coletor menstrual deve ser esvaziado depende do fluxo menstrual. Algumas mulheres precisam realizar o processo a cada 4 horas, enquanto outras podem ficar até 12 horas sem precisar fazê-lo. Mesmo que haja pouco fluxo menstrual, é recomendável higienizar o coletor menstrual a cada 8 horas.
Em geral, o coletor menstrual é considerado seguro para a maioria das mulheres que menstruam, desde que seja usado da maneira correta e higienizado adequadamente. Contudo, caso o coletor menstrual não seja higienizado corretamente, pode aumentar o risco de infecções vaginais por fungos e de vaginose bacteriana.
Algumas mulheres podem sentir desconforto ou dor ao usar o coletor menstrual, principalmente se não estiverem acostumadas a inserir objetos na vagina. Em caso de dor ou desconforto, a posição do dispositivo pode ser ajustada.
Existe, ainda, o risco de ruptura do coletor. Por isso, ele deve ser verificado com frequência para garantir que não haja rachaduras ou rasgos.
A higienização correta do coletor menstrual é extremamente importante para prevenir infecções e prolongar a vida útil do dispositivo. Não é recomendável usar produtos de limpeza como álcool, vinagre e peróxido de hidrogênio para limpá-lo, pois essas substâncias podem danificar o silicone ou látex do dispositivo e causar irritação vaginal. Confira abaixo o melhor método para a limpeza e vida longa do seu coletor:
Fonte: Korui, Mdsaúde, Drazio Varella, Fleurity