Ciclo menstrual: entenda suas fases e quais hormônios atuam
A menstruação é a descamação do endométrio, mucosa do útero, acompanhada de sangramento. Ocorre em média uma vez ao mês ao longo da fase reprodutiva da mulher, exceto durante a gravidez.
O ciclo menstrual comum é de 28 dias. O sangramento geralmente acontece ao longo de três a seis dias, com o fluxo mais intenso no segundo e 33,2 mililitros de perda média de sangue. Tais números variam de mulher para mulher e podem sofrer influência de região, etnia e questões socioeconômicas.
Fases do ciclo menstrual

Folicular
A menstruação marca o primeiro dia da fase folicular, período antes da liberação do óvulo, iniciando com baixa concentração de estrogênio e de progesterona para permitir a descamação do endométrio.
Nessa fase, há o aumento do hormônio folículo-estimulante, para o desenvolvimento de óvulos nos folículos. Cada folículo contém um óvulo e é produtor de estrogênio, gerando seu aumento constante ao longo da fase que dura em média de 13 a 14 dias.
Ovulatória
Começa com o aumento abrupto do hormônio luteinizante e do hormônio folículo-estimulante, com o objetivo de estimular a liberação do óvulo dos ovários em direção às tubas uterinas.
A concentração de estrogênio diminui durante o surto, e a concentração de progesterona começa a aumentar. Dura em média 16 a 32 horas e é quando a concepção é mais provável de ocorrer.
Lútea
Ocorre uma redução na concentração do hormônio luteinizante e do hormônio folículo-estimulante. O folículo se rompe para liberar o óvulo e forma um corpo lúteo que produz progesterona.
A concentração de estrogênio e progesterona é alta, mantendo o revestimento do útero espesso para se preparar para uma possível fecundação. Dura em média 14 dias. O corpo lúteo se degenera se o óvulo não for fecundado, ou auxilia a manter a gravidez no caso de fecundação.
Principais hormônios no ciclo menstrual
O ciclo menstrual é um processo complexo controlado por uma série de hormônios produzidos em diferentes glândulas do corpo. Esses hormônios trabalham em conjunto para regular o crescimento e a liberação do óvulo, a preparação do útero para a gravidez e a menstruação, se a gravidez não ocorrer.
Confira a seguir os principais hormônios envolvidos no ciclo menstrual.
- Hormônio folículo-estimulante: estimula o crescimento e o desenvolvimento dos folículos ovarianos, que contêm os óvulos.
- Hormônio luteinizante: desempenha um papel fundamental na ovulação, pois desencadeia a liberação do óvulo maduro a partir do folículo ovariano.
- Estrogênio: é produzido pelos folículos ovarianos em desenvolvimento e tem vários efeitos no corpo, incluindo o espessamento do revestimento uterino (endométrio) em preparação para a gravidez.
- Progesterona: após a ovulação, o folículo vazio se transforma em uma estrutura denominada corpo lúteo, que produz progesterona. A progesterona ajuda a manter o revestimento uterino espesso e pronto para a implantação de um óvulo fertilizado. Se não houver gravidez, os níveis de progesterona diminuem, levando à menstruação.
Leia também:
- Menstruação atrasada: a gravidez não é a única causa
- Pobreza menstrual: entendendo o problema e as propostas de ações eficientes
- Coletor menstrual: como usar, contraindicações e higienização
Gestação
Durante a gestação, a produção de hormônios muda para sustentar o desenvolvimento do embrião/feto e manter a gravidez. Os hormônios desempenham um papel vital na manutenção do revestimento uterino e na prevenção da menstruação.
Menopausa
A menopausa é o estágio em que uma mulher deixa definitivamente de menstruar, indicando o fim da capacidade reprodutiva. Isso é resultado da diminuição natural dos hormônios reprodutivos ao longo do tempo.
A menopausa é diagnosticada após um período de 12 meses sem menstruação. A terapia hormonal pode ser usada para aliviar os sintomas da menopausa, embora os riscos e benefícios devam ser considerados cuidadosamente em conjunto com um profissional de saúde.
Fontes:
MSD. Ciclo menstrual – Problemas de saúde feminina. Manual MSD Versão Saúde para a Família. 2022.