Dor nas costas: qual é a relação com os Neandertais?

14 de maio de 2022 3 mins. de leitura
Pesquisadores comparam o homem moderno com o Homo neanderthalensis para compreender a origem das dores físicas

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Uma pesquisa conduzida na Universidade de Nova York (NYU) e publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) identificou que a dor nas costas, principalmente a localizada na região lombar, tem relação direta com a Revolução Industrial. Isso por conta do impacto que o novo estilo de trabalho e de vida gerou na coluna vertebral humana.

O estudo em questão comparou a coluna das espécies Homo sapiens, Homo sapiens sapiens e Homo neanderthalensis. O trabalho foi liderado por Scott Alan Williams, professor do Departamento de Antropologia da universidade.

Pesquisa indica que o Homo neanderthalensis era mais parecido com o Homo sapiens do que se imaginava. (Fonte: Shutterstock/iurii/Reprodução)

Analisando a coluna vertebral

Para tentar entender a origem da dor nas costas, os pesquisadores da NYU investigaram mais de 300 colunas, algumas após a Revolução Industrial e outras anteriores a esse período histórico. Ambas foram comparadas com a dos Neandertais.

Durante o estudo, foi percebido que a coluna vertebral do Homo sapiens pré-industrial não era tão diferente da dos Neandertais. Já os pós-industriais apresentavam grandes diferenças.

Leia mais:

Dor nas costas: como prevenir?

Como a acupuntura é usada para tratar diferentes doenças?

Fibromialgia (FM): tudo o que você precisa saber

A origem da dor nas costas

As diferenças na curvatura da coluna surgiram principalmente após a Revolução Industrial, pois as atividades laborais passaram a ser mais repetitivas e diminuíram o nível de exigência física, o que, consequentemente, resultou em períodos prolongados em uma mesma posição.

Esse novo estilo de vida, que persiste na atualidade, favorece o sedentarismo e culmina em má postura, dificultando a manutenção da força muscular, o que acarreta dores nas costas e lombares.

Os computadores são os principais inimigos da saúde da coluna e da região lombar. (Fonte: Shutterstock/Rido/Reprodução)

Conclui-se que, por conta dos atuais trabalhos, que favorecem que as pessoas fiquem curvadas em cima do computador ou em posições repetitivas nada favoráveis para as costas, os Homo sapiens que vieram depois da Revolução Industrial começaram a subdesenvolver os músculos e a força nas costas.

Uma consequência dessa maior fraqueza foi a normalização das posturas ruins ou erradas, as maiores causadoras da dor nas costas. Essa situação, somada à diminuição dos exercícios físicos, deve ser a resposta para o alto número de pessoas reclamando de dores na região lombar.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em saúde.

Fonte: Web MD, Revista Planeta.

125930cookie-checkDor nas costas: qual é a relação com os Neandertais?